Como a competição por empregos é acirrada, os cidadãos brasileiros devem começar a procurar trabalho o mais cedo possível.
Reconhecido pelo sol, mar, areia e com uma taxa de desemprego de apenas 6,8%, Portugal é uma opção ideal para quem quer ir para outro país. Se você quer viver no clima ameno do Mediterrâneo e morar próximo das belas praias de Portugal, é mais provável que você seja bem sucedido em grandes cidades como Lisboa e Porto.

Apesar de inúmeros benefícios a concorrência é feroz. Um forte entendimento e fluência do português o colocarão à frente de candidatos estrangeiros. Fazer diversos cursos de especialização na sua área antes de tentar uma vaga no país é uma boa ideia.

O trabalho informal é mais fácil de se obter, uma vez que a economia portuguesa depende fortemente do turismo. O setor de serviços domina a economia portuguesa. Os setores de telecomunicações, imobiliário, aeroespacial, biotecnologia e TI também se expandiram nos últimos anos.

Outras grandes indústrias em Portugal incluem:

agricultura, agricultura e silvicultura;
automóveis;
serviços financeiros;
hospedagem;
varejo;
têxteis.

Há escassez de trabalhadores qualificados em:

telecomunicações (principalmente gerentes de call center);
saúde (médicos e enfermeiros);
hospedagem;
turismo.

Como conseguir um emprego em Portugal?

Como a competição por empregos é acirrada, os cidadãos brasileiros devem começar a procurar trabalho o mais cedo possível. Devido a algumas parcerias entre os dois governos, autorização de trabalho em Portugal pode ser relativamente fácil de conseguir.

Os processo seletivos online são comuns em Portugal. Nas entrevistas, os recrutadores podem fazer perguntas padrão, enquanto outros podem se concentrar em perguntas mais abertas. As cartas de apresentação nunca devem exceder um lado da folha A4. Os currículos podem ter até quatro páginas.

A menos que especificado de outra forma, todas as solicitações devem ser feitas em português. Muitas empresas fazem várias rodadas de entrevistas para filtrar candidatos, enquanto outras podem usar testes específicos. Pode levar algum tempo para descobrir o resultado das entrevistas, então esteja preparado para esperar.

Vagas de emprego para brasileiros em Portugal

Os cidadãos brasileiros só podem obter uma autorização de trabalho se tiverem uma oferta formal de emprego de um empregador português. Como as empresas são encorajadas a contratar cidadãos portugueses ou cidadãos da UE antes de procurar fora desta esfera. Apesar disso, a língua facilita o processo para brasileiros.

Os sites mais utilizados para procura de empregos em Portugal são:

Empregos Online
Indeed
Serviço de Emprego Português
SAPO Emprego

Como é trabalhar em Portugal?

O horário de trabalho é das 9h às 19h, com intervalo de duas horas para o almoço, de segunda a sexta-feira. A carga horária máxima é de 40 horas por semana. Os trabalhadores geralmente tem 22 dias de férias anuais, além de 12 feriados.

Leave a Reply